Introdução à poesia de Max Martins
O estudo da poética de Max marins atraiu-me quando tive o primeiro contato seus poemas na discplina Literatura brasileira contemporânea I ministrata pelo prof Fernado de Moraes gebra. Na ocasião da displina nos foi solicitado, pelo professor como atividade avaliativa, que fizéssemos um seminário sobre poetas contemporâneos.
Minha equipe e eu sugerimos, então, trabalhar com poemas de Max Martins, onde até o momento só conhecíamos o nome, bem como algumas vagas referencias que se ouvia falar no meio acadêmico, por se tratar de um autor pouco conhecido naquele meio. Era esse o estímulo que precisávamos.
Após o sucesso do seminário, resolvi dar continuadedde na pesquisa sobre os poemas de Max martins, só que por um outro viés, diferente do apresentado no seminário. Foi nesse período que tive conhecimento do grupo de pesquisa “Poéticas da Modernidade:..” conduzido pelo recém chegado prof Fernado Gebra.
Nessa oportunidade pude ter acesso a vários outros textos e estudos sobre poetas modernos e contemporâneos, inclusive foi nessa ocasião que conheci o trabalho do já referido professor intitulado “O ritual esotérico no cancioneiro de Fernando pessoa”. Um trabalho interessante que me possibilitou conhecer as etapas de um ritual esotérico aplicadas a um conjunto de poemas, onde se relacionam discurso esotérico ao discurso literário. Essa possiblidade despertou-me o interesse a aplicar tal teoria em poemas d emax, o que a propor ao referido professor que me orientasse.
Durante a pesquisa pude conhecer o potencial qualitativo dos poemas de Max martins