Introdução à informática
A criação dos computadores eletrônicos, se deveu a vários fatos, surgindo tal idéia por volta de 2000 a.C. Destacamos nesta época a utilização deste tipo de tecnologia, com o nome de “ábaco”, um antigo hardware que começou a ser utilizado inicialmente no Oriente, sendo por lá conhecido como Soroban (uma máquina de fazer cálculos, com diversas grandezas.
Passados muito anos, no ano de 1930, encontramos o que seria uma primeira idéia de computação eletrônica, mesmo que não muito bem assimilada pela sociedade, um dia viria a ser um aparelho essencial para a vida de muitas pessoas. Então descobre-se o primeiro computador, criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusets, porém esta primeira versão, era analógica.
Depois de alguns anos, a programação das máquinas ganhou muita importância, dando origem a equipamentos cada vez menores e de custo mais variável, porém, tais tecnologias eram destinadas a grandes empresas e instituições de ensino. A velocidade das transformações e aperfeiçoamento dos equipamentos e dos seus programas, se obteve uma nova noção de Informática.
Acontecimentos durante séculos e mais séculos, conduziram a idéias e alianças de grandes personalidades como é o caso do nascimento da empresa IBM, originada da associação de Hermann Hollerith e Tomas Watson, que mal imaginavam, que sua nova empresa traria tanta contribuição ao mundo. Até o ano de 1959 a máquina possuía um estilo, mas no fim desta década, a primeira geração terminou, dando fim aos computadores baseados em válvulas.
A divisão dos computadores, existe em Hardware (todas as partes físicas, mecânicas e eletrônicas da máquina), e Software (programas que a fazem funcionar). Dentro do Hardware desenvolveu-se a maior portabilidade e acessibilidade para utilização do usuário final, e por parte do software o grande sistema operacional, controlando as funções de cada programas e informação processado pela CPU. Esta por sua vez,