Introdução à engenharia
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AUTOMOTIVA
Introdução à engenharia
PRECISÃO DE UZINAGEM EM MÁQUINAS- FERRAMENTA
MATHEUS SOARES DE OLIVEIRA
MATR; 21376093, TURMA: C
Resende
2013
RESUMO
A precisão térmica das máquinas-ferramenta é cada vez mais importante, quando se considera as condições operacionais altamente variáveis na manufatura. E, especialmente com pequenos lotes de produção que exigem troca constante de tarefas de usinagem, não é possível alcançar uma condição térmica estável. Simultaneamente, a exatidão da primeira peça está se tornando muito importante para a rentabilidade de ordens de produção. Alterações constantes entre operações de furação, desbaste e acabamento contribuem para as flutuações na condição térmica de uma máquina-ferramenta. Durante as operações de desbaste, as taxas de fresamento aumentam para valores acima de 80%, enquanto valores abaixo de 10% são obtidos durante operações de acabamento. As acelerações e taxas de avanço cada vez mais altas provocam o aquecimento do fuso de esferas recirculantes nos eixos de avanço linear. Portanto, a medição de posicionamento nos eixos de avanço tem um papel central na estabilização do comportamento térmico de máquinas-ferramenta.
INTRODUÇÃO
Este artigo apresenta alguns dos fatores determinantes a ter em conta quando se realiza trabalhos de usinagem e discorro sobre as razões para se escolher um centro de usinagem.
Produtividade e precisão são dois aspectos determinantes da concorrência entre os vendedores de máquinas-ferramenta. No entanto, as condições de produção estão sujeitas a constantes mudanças. Assim, na fabricação de peças, por exemplo, é necessário produzir lotes cada vez menores, de forma barata e mais precisa. Na indústria aeroespacial é necessária uma capacidade máxima de remoção do material no desbaste, enquanto os processos de acabamento devem ser executados com muita