introdução à engenharia elétrica- ufc
Como principal objetivo este relatório tem a apresentação do que é a engenharia elétrica, como foi criada e sua evolução através dos anos, mostrando desde os grandes problemas que levaram os cientistas e gênios a pensarem no que futuramente vinha a ser esta área da engenharia, passando por todas as descobertas e revoluções até chegar na aplicação prática dos preceitos, leis e equações que regem a eletricidade e o magnetismo, no passado e nas necessidades que sociedade moderna possui além de fazer uma reflexão crítica do que pode ser melhorado ou adaptado no futuro pela engenharia elétrica.
Introdução
Desde o principio da humanidade sempre se buscou o melhoramento e o maior aproveitamento possível de qualquer forma de trabalho, era obvio até para as mais antigas civilizações que o trabalho feito em pouco tempo com uma boa eficiência e menos desperdício possível poupava energia e gerava mais lucro.
Na busca por aperfeiçoamento e com a visão prática do trabalho o homem passou por diversas formas de facilitar suas tarefas, desde a criação das primeiras ferramentas, a tração dos animais, a invenção das máquinas nas revoluções industriais até o que se tem hoje de mais moderno no quesito de tecnologia.
Passadas várias experiências com tantas formas de energia percebeu-se que a energia mais eficiente era a elétrica, e após esta descoberta o mundo tende a ser elétrico.
A importância da engenharia elétrica
Devido a descoberta da eletricidade temos hoje vários aparelhos, ferramentas e máquinas que facilitam o trabalho de vários profissionais, bem como várias pesquisas são desenvolvidas para melhorar a eletricidade e é o que chamaremos parcialmente de engenharia elétrica. A eletricidade está presente em todos os campos da ciência seja direta ou indiretamente, hoje todos os processos industriais tem suas etapas dependentes da eletricidade, a iluminação, aparelhos hospitalares,