Introdução à Economia
Atividade: Pesquisa
Título: Política Fiscal e Política Cambial.
a) Quais alternativas o governo dispõe para financiar o déficit público?
b) Quais são os efeitos do aumento das exportações para um país, em termos de geração de renda, empregos e arrecadação de impostos?
Respostas:
a) O déficit público, entendido como gasto maior que a arrecadação dos tributos, afeta os cofres públicos e, para controlar ou minimizar os impactos negativos dessa situação sobre a economia, o governo dispõe de alternativas como o uso da política fiscal que visa a estabilização macroeconômica, a distribuição de renda, e a alocação de recursos. Dessa forma, o governo pode elaborar e organizar seu orçamento, ou seja, suas fontes de arrecadação e seus gastos em um determinado período.
Para cumprir essas funções da política fiscal o governo se utiliza da tributação para a obtenção de mais recursos, tais como impostos, taxas e contribuição de melhoria.
Além disso, o governo faz uso da política cambial como forma de controlar as operações cambiais (entrada/saída moeda estrangeira no país) de forma a evitar um descontrole com relação a valorização da moeda nacional.
b) A exportação é um benefício pois gera lucros para a economia do país.
A exportação é uma variável que afetam diretamente os níveis de emprego e renda, pois aumenta significativamente esses níveis. Como as exportações irão trazer mais dinheiro para dentro do país, isso irá alterar os índices do PIB nacional, já que o fluxo de renda irá aumentar, a produção interna e os níveis de emprego também. Além disso, a arrecadação de impostos irá gerar um lucro maior para o governo neste caso, beneficiando os cofres públicos.