Introdução à economia
O estudo da Economia refere-se ao estudo das economias de mercado, ou seja, aquelas que são dividas em unidades especializadas, que vendem o que produzem sob forma de mercadoria. A mercadoria é um produto que não se destina ao consumo do próprio produtor, mas sim à venda. Uma característica essencial de uma economia, é que cada empresa tem liberdade para decidir o que, como, a quantidade e quanto irão cobrar para produzir. Assim como os consumidores têm liberdade para decidir o quanto irão comprar dessa mercadoria.
As regras básicas na economia de mercado: o vendedor fixa o preço; em cada indústria, em cada ramo de produção, existe um grande número de vendedores. O monopólio tende a ser excepcional. A maior parte dos países capitalistas tem legislação proibindo o monopólio absoluto. Serviços como os de energia elétrica, iluminação pública, transportes públicos são chamados monopólios naturais; são monopólios por sua natureza.
Existem as mercadorias elásticas aos preços, ou de produção elástica, ou seja, a produção cresce na medida em que o consumo cresce. E as inelásticas aos preços. Isso quer dizer que a cada momento sua quantidade é dada e não pode ser facilmente alterada. Este tipo de produto é basicamente o produto agrícola, depende da colheita. Os preços dos produtos elásticos se formam basicamente pelo custo de produção (Custo com mão-de-obra, compra de matéria-prima e equipamentos.) O preço é formado pelo custo de produção, acrescido de uma margem de lucro. Os preços dos produtos inelásticos resultam da especulação, com a quantidade disponível para ser vendida e a quantidade que se deseja consumir.
Acontece algumas vezes, porém é raro, que a formação do preço seja inteiramente política, isto é, que dependa das relações de força entre os Estados compradores e os Estados vendedores. É o caso do petróleo.
Quando há um grande número de vendedores, e um pequeno número de compradores este mercado é chamado de oligopsônico. E quando há um