Introdução à economia
ABRIL, 2011
1. Qual medida protecionista, na administração pública, você adotaria para proteger o mercado interno de seu país? Justifique sua resposta.
R: Uma medida protecionista que eu adotaria para proteger o mercado interno do meu país seria estimular a concorrência interna do meu país, fazendo com que as taxas e cotas de importação fiquem fixadas para alguns tipos de produtos. O comércio internacional é realizado, seguindo-se uma serie de restrições. Tais restrições são necessárias, pois visam a proteger certos setores, impedindo,por exemplo, o avanço do desemprego no país e o aumento da dependência externa. Outros argumentos são apresentados como aqueles ligados aos setores da segurança nacional, proteção a indústria nascente e competição desleal. E por fim, aqueles ligados à proteção como estratégia para melhoras a barganha com os parceiros comerciais. Medidas protecionistas: instrumentos utilizados para proteger o mercado nacional: - impostos de importação (tarifas): valor adicional cobrado sobre as importações. - quotas à importação: estabelecimento de quantidades fixas de importação. - subsídios à exportação: benefícios concedidos aos produtores nacionais com vistas a ampliar o volume exportado. - política cambial. - regulamentações administrativas: imposição de normas a produtos importados, com o objetivo de se restringirem as importações, como barreiras sanitárias, padrões de qualidades, etc.
2. Quais são as vantagens das taxas de câmbios flutuantes e das taxas de câmbio fixas?
R: Taxa de Câmbio Flutuante: regime cambial flexível, no qual a autoridade monetária não tem compromisso algum para apoiar determinada taxa. A oferta e a demanda de divisas são quem determinam a taxa de cambio praticada. Taxa de Câmbio Fixa: é administrada pelo Banco Central (autoridade monetária) do país, quem rege a oferta e a