Crescimento e desenvolvimento econômico
1. Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico?
Crescimento econômico é medido apenas pelos indicadores econômicos como PIB, PNB, Balança Comercial, Balanço de Pagamentos e etc..
Desenvolvimento econômico é conceito de melhoria da qualidade de vida da população; Pois aborda, além dos itens listados acima, as questões sobre distribuição de renda, nível de pobreza, educação, desemprego, habitação e outros aspectos sociais, bem como os aspectos ambientais.
2. O que se entende por desenvolvimento sustentável?
Desenvolvimento sustentável é o tipo de desenvolvimento que busca garantir às gerações futuras as mesmas condições que temos no presente. Por isso, no desenvolvimento sustentável são colocados em um mesmo nível de importância os aspectos: Sociais, ambientais, econômicos, geográficos, regionais etc. Isso garante o perpetuar da continuidade da vida na terra.
3. Você acredita que o milagre econômico brasileiro da década de 1970 proporcionou melhoria de qualidade de vida a todos os cidadãos? Explique.
Não, não houve melhoria da qualidade de vida. O que aconteceu foi um crescimento econômico muito grande; SEM desenvolvimento; a formação de um “bolo” de riqueza muito grande. Mas o tal “bolo” de riqueza não foi distribuído em virtude da concentração de renda nas mãos de poucos, proporcionado pelo modelo de crescimento econômico trabalhado. Como conseqüência, acentuou os problemas sociais, trazidos pelo modelo.
4. O que se entende por década perdida? Resuma os principais pontos.
Década perdida é o nome dado ao período de tempo (década de 1980) em que ficou clara a falência/ esgotamento do velho desenvolvimentismo baseado no modelo Keynesiano (forte intervenção estatal). Época em que houve estagnação econômica, retração da produção industrial e um menor crescimento da economia, queda do PIB e aumento da inflação; Modelo de desenvolvimento baseado no processo de substituição de importações que chegou ao seu final.