introdução e consideraçoes finais
Apresentamos, neste relatório, uma reflexão referente à disciplina Estágio Supervisionado – Magistério/ Normal de Nível Médio da UTA – Didática, parte fundamental do curso de Licenciatura em Pedagogia. Após a experiência da prática docente, sua rotina e observações, fizemos nossa analise reflexiva acerca das políticas educacionais, do planejamento e dos currículos ofertados para a educação básica para que assim pudéssemos ter maior compreensão e uma ampla visão dos conhecimentos teórico-metodológicos das aulas realizadas no ensino médio. Esta articulação entre teoria e prática nos favorece o desenvolvimento cultural e reforça nosso compromisso com a educação e prática pedagógica que segundo Nóvoa (1995), “Não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica sem uma adequada formação de professores”.
Assim após uma maior percepção da realidade escolar, nós futuras pedagogas teremos maior condições em avaliar as possibilidades e focarmos nossas experiências em beneficio do ensino aprendizagem almejado. E por ser a escola uma instituição voltada para a ação educativa ela deve se adequar e promover condições suficientes para que os professores desenvolva as atividades expressas em seu Projeto Político Pedagógico.
As observações para realização deste relatório de Estágio Supervisionado foram no período entre 21/ 09/13 à 30/10/2013 na Escola Estadual Padre João Balker e feitas por Elaine Scarabelli e Karla Barbosa Ribeiro, que teve como objetivo os aspectos teóricos metodológicos dos planejamentos de aulas, a organização histórica, legal e o currículo do curso de formação de professores em nível médio, proporcionando os estudos das ações que envolvem a docência no que se refere às disciplinas do curso de ensino médio para que tenhamos uma maior interpretação acerca dos fenômenos educativos.
Na realização deste Estágio Supervisionado adotamos como métodos de pesquisa; a observação do espaço estagiado; a pesquisa de campo;