introdução a teoria geral da adm
MARINGÁ
2014
INTRODUÇÃO A TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado á disciplina de Administração Laboratorial e Deontologia. Professora: Paloma Carpena de Assis
MARINGÁ
2014
Decorrência da Teoria das Relações Humanas
O livro advento da Teoria das relações Humanas trouxe uma nova linguagem para o repertório administrativo deixando de lado os conceitos clássicos de Administração e começa a explorar-se o reverso da medalha ressaltando o caráter democrático da Administração. A felicidade humana passa a ser vista sob um ângulo diferente, pois o homo economicus cede lugar para o homem social. Com a teoria das Relações Humanas, surge uma nova concepção sobre a natureza do homem: o homem social que se baseia nos seguintes aspectos:
O comportamento do trabalhador é uma conseqüência de muitos fatores motivacionais.
As pessoas são motivadas por grupos sociais com que interagem. Dificuldades em se relacionar com o grupo provocam redução dos níveis de desempenho.
O comportamento dos grupos sociais é influenciado pelo estilo de supervisão e liderança.
As normas sociais do grupo funcionam como mecanismos reguladores do comportamento dos membros. Esse controle social adota sanções positivas como negativas.
A Influência da Motivação Humana
A Experiência de Hawthorne demonstra que a recompensa salarial não é o único fator decisivo na satisfação do trabalhador dentro da situação de trabalho. Elton Mayo e equipe propuseram que o ser humano é motivado por recompensas sociais e simbólicas e não por estímulos salariais e econômicos.
1. Teoria de campo de Lewin
Kurt Lewin para explicar a motivação do comportamento, elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais.
a. O comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes.
b. Esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada