Introdução a redes
O objetivo da disciplina é fornecer os fundamentos necessários à compreensão do funcionamento de redes de computadores. Familiarizar o aluno com as terminologias e conceitos básicos dos serviços de redes. Abordaremos o modelo de referência OSI, dada sua importância no desenvolvimento de redes, porém não iremos nos prender ao modelo de sete camadas definidos originalmente.
Introdução
Uma das coisas que mais intriga as pessoas em geral é como uma informação pode ser enviada de um ponto a outro. Em nosso dia-a-dia, nos confrontamos com uma série de tecnologias que servem justamente para esse propósito, como as transmissões de rádio, de televisão analógica, e agora a digital, passando pela telefonia celular. Todas elas tem um ponto em comum, a necessidade de a informação ser transformada de maneira que possa ser enviada pelo ar, em transmissão sem fio (wireless), ou por diferentes tipos de cabos. As redes de computadores apresentam o mesmo problema e não raras vezes empregam as mesmas soluções. É praticamente impossível hoje em dia não pensar em redes quando o assunto é informática. Basta lembrar que grande parte das pessoas compra computadores hoje para ter acesso à maior das redes existentes - a internet.
Mesmo fora do ambiente explícito da informática, todos nós temos contato com algum tipo de rede em maior ou menor grau. Caixas eletrônicos de bancos são o maior exemplo: cada terminal não passa de um computador ligado a um computador central que armazena as informações de sua conta. Em um supermercado cada caixa registradora pode ser um computador, que, além de estar somando o total a ser pago, está automaticamente diminuindo do controle de estoque os produtos que você está comprando. O funcionário responsável pelo estoque tem acesso, em tempo real, à lista exata de mercadorias que tem dentro do supermercado, assim como o responsável pelas finanças tem acesso ao fluxo de caixa daquele momento, facilitando enormemente o