Introdução a informática
Sistemas de Informação é a administração do fluxo de informações geradas e distribuídas dentro de uma organização. Atualmente, são suportados por hardwares (computadores), softwares (programas) e pessoas.
As empresas precisam estar preparadas para lidar com os problemas internos e externos do ambiente em que estão inseridas, para tanto buscam no desenvolvimento de sistemas de informações suporte para a resolução desses problemas.
Pode-se dividir os sistemas em Operacionais e Gerenciais. Os operacionais são formados por operações rotineiras, por exemplo, formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados. Os gerenciais são formados por operações de apoio na tomada de decisões, tendo função gerencial, por exemplo, total de produtos vendidos, índice de cobertura de clientes, volume de vendas no mês.
Para conhecer um pouco dos sistemas gerenciais que iremos aprender neste curso, faça a atividade a seguir.
ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial).
Os ERPs, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa. Possibilitando desta forma, a automação e armazenamentos de todas as informações de negócios.
Algumas vantagens: Eliminar interfaces manuais, eficiência no fluxo de informação e qualidade, otimizar o processo de decisão, eliminar a redundância de atividades, reduzir o tempo de resposta do mercado, de processos gerenciais, de lead time e estoque, além de incorporar melhores práticas aos processos internos da empresa.
Algumas desvantagens: Somente a utilização da ERP não torna uma empresa integrada, o custo da implantação, eventualmente não comprovam relação custo/benefício favorável, cria uma dependência do fornecedor do pacote, aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento, torna os módulos dependentes