introdução a html
Como parte dessa estrutura, o HTML é uma linguagem utilizada para produzir páginas na Web, todos os documentos com a linguagem HTML são interpretados por navegadores padronizados com normas da W3C e exibindo a estrutura de um site ou layout na tela do usuário. Com o tempo foram surgindo diversas versões do HTML, implementando novos recursos e padronizando a compatibilidade na web, atualmente a versão atual é o HTML5.
O principal motivo de existência do HTML5 é melhorar o suporte para multimídia e unificar os padrões de interpretação pelos navegadores, pois o mesmo será o novo padrão para HTML, XHTML, e HTML DOM (Modelos de Objeto de Documentos). Apesar de ainda estar em fase de esboço, diversos navegadores já implementam algumas de suas funcionalidades que são usadas diariamente.
Com o uso do HTML5, muitos plugins seriam descartados, inclusive a linguagem já foi considerada uma tecnologia forte e concorrente ao Flash (Adobe), Silverlight (Microsoft) e ao recente JavaFX (Oracle). Estruturas de sites também seriam definidas como padrão para otimizar resultados em mecanismos de buscas.
Já podemos notar o HTML5 tornando-se parte em grandes sites como o YouTube, que está testando a nova linguagem para substituir o Adobe Flash Player, futuramente muitos vídeos serão reproduzidos com uso do HTML5 em navegadores compatíveis, porem já é possível solicitar que o player HTML5 seja usado sempre que possível, o que mostra a eficácia da linguagem.
História
Em 2009 a W3C decidiu que a WHATWG (outro grupo de pessoas interessadas em padronizar a Web) deveria trabalhar em conjunto, unificando os padrões da web,