Introdução a Ensaio de Mecanica dos Solos
Em estado liquido, o solo não possui uma forma própria, apresentando as propriedades e aparência de uma suspensão, com resistência nula a cisalhamento. Passando para o estado plástico, conforme o próprio nome diz, o solo apresenta uma propriedade plástica, podendo sofrer deformações rápidas, sem variações significativas no volume ou apresentar rupturas e fissuras. Após o estado plástico, o solo começa a apresentar características parecidas com o estado sólido, porem, ainda sofre alterações de volume por estar saturado. Enfim, após a passagem pelos demais estágios, o solo finalmente chega ao estado sólido, onde não sofre mais variações de volume por secagem.
O ensaio tem como base, o que foi definido pelo Engenheiro Atteberg em 1908, que caracterizava os estados de consistência, daí o motivo do nome Limites de Atteberg, que posteriormente teve um método padronizado desenvolvido por Casagrande para o procedimento nos ensaios a fim de determinar tais limites.
O limite de liquidez, nada mais é do que o teor de umidade que indica a passagem entre os estados plástico para o liquido. Está diretamente relacionado com a capacidade do solo em absorver agua e é realizado no aparelho de Casagrande, abaixo, segue o detalhamento do procedimento:
A cuba do aparelho é preenchida como solo úmido, procurando-se obter a espessura constante de 1cm, aproximadamente. Com um cinzel é feita uma ranhura no centro. Gira-se então a manivela do aparelho, com uma rotação constante de 2 golpes por segundo, até que a ranhura se feche numa extensão de 1cm, aproximadamente. Anota-se o numero de golpes até esse ponto e retira-se uma amostra do local onde o solo se uniu, para determinação do teor de umidade.
Já o