Introdução a Engenharia
1. Fresadora 02
2. Topografia 05
3. CLP – Controlador Lógico Programável 10
4. Planejamento e Controle da Produção 13
5. Referências Bibliográficas 15
1 Fresadora
As fresadoras são ferramentas destinadas à usinagem de metal, madeira e outros materiais sólidos. Muitas vezes as máquinas fresadoras são automatizadas, e podem ser posicionadas verticalmente ou horizontalmente, para esculpir os materiais com base em um projeto preexistente. Máquinas fresadoras são capazes de movimentos dinâmicos, tanto da ferramenta quanto da peça, podendo executar usinagens de múltiplos eixos.
Uma das principais características da fresadora é a realização de uma grande variedade de trabalhos tridimensionais. O corte pode ser realizado em superfícies situadas em planos paralelos, perpendiculares, ou formando ângulos diversos: construir ranhuras circulares, elípticas, fresagem em formas esféricas, côncavas e convexas, com rapidez e precisão
Fresadora Universal
A fresadora universal apresenta uma maior amplitude de movimento se comparada a uma máquina de moagem típica, além disso, funciona tanto na posição vertical quanto na horizontal, enquanto a maioria dos outros tipos de máquinas de moagem geralmente só pode ser manipulada em uma orientação. As fresas universais são produzidas com tanta tecnologia de modo que conseguem gerenciar diferentes tipos de tarefas.
Podemos visualizar as operações realizadas na fresadora universal com o cabeçote vertical instalado.
1. Fresamento frontal;
2. Fresamento de cantos a 90°;
3. Fresamento de ranhuras em T;
4. Fresamento de guias em forma de cauda de andorinha;
5. Fresamento de canais;
6. Faceamento.
Abaixo temos alguns exemplos de operações que podem ser realizadas na fresadora universal quando temos o eixo porta ferramenta ou mandril instalado.
1. Fresamento de formas complexas;
2. Fresamento periférico ou tangencial;
3. Fresamento de ranhuras e