Introdução a engenharia de segurança do trabalho
Revisão n°: 01
Curso: Pós-Engenharia de Segurança do Trabalho
A ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
PREFÁSICO
A segurança no Trabalho é um assunto recorrente e acarreta uma preocupação constante em todas as áreas da atividade humana. Se você considera esta afirmativa exagerada, tente imaginar uma atividade, qualquer que seja, em que não estejamos correndo riscos da ocorrência de um acidente ou sendo expostos a agentes nocivos à nossa integridade física e (ou) psicológica. Se pararmos para analisar, as atividades domésticas e de lazer não estão a salvo da nossa afirmativa. Por isso, a necessidade de antecipar-se e minimizar a possibilidade da ocorrência destes acidentes é o grande desafio de vocês, futuros profissionais envolvidos na atividade de Segurança no Trabalho.
Nossa disciplina objetiva capacitar profissionais para atuarem como “Agentes do bem estar social e guardiões da VIDA”, ou seja, profissionais de segurança no trabalho, nas diversas áreas que venham a atuar, fornecendolhes os conhecimentos e as ferramentas adequadas para que possam atender, com competência, esta demanda que, paradoxalmente, quanto mais à humanidade evolui tecnicamente, mais aumenta a diversidade de fatores de riscos que vêm a comprometer a Segurança no Trabalho.
O campo de atuação do profissional de Segurança no Trabalho é muito vasto e a atividade pode ser muito prazerosa. À proporção que as técnicas de prevenção são aplicadas e assimiladas em uma determinada atividade, os resultados positivos, inexoravelmente, vão surgir e os benefícios para a Organização refletirão em todos os setores da mesma.
INTRODUÇÃO
Neste primeiro momento, temos que definir o que é segurança. Desde quando nos preocupamos com segurança? Como buscamos a segurança e para que a buscamos?
As atividades laborativas são inerentes ao homem, nasceram com eles e sempre houve condições e atos inseguros. Toda a problemática