Introdução a economia
a) Escassez significa a situação normal da sociedade onde os recursos são limitados para satisfazer a demanda. Os recursos são limitados em termos de quantidade disponível para uso imediato; por essa razão a economia é compreendida como o estudo de como a sociedade administra seus recursos escassos embora haja quem discorda disso.
b) Podemos compreender que o comércio pode ser bom para os agentes, os mercados são geralmente bons organizadores de atividades econômicas, mas as vezes ele falham e por isso, os governos podem melhorar os resultados do mercado, através de uma eficiente administração pública.
c) São os planejadores que estabelecem quanto vai ser produzido e o que vai ser consumido. Dessa forma, o governo através do órgão de planejamento, podem organizar as atividades econômicas de forma a oferecer e atender todas as demandas geradas pela sociedade.
d) Os bens livres são aqueles que cuja a quantidade é limitada e podem ser obtidos sem nenhum esforço na natureza ou não possuem preço. EX: o mar; ar; sol etc. Bens econômicos: relativamente escassos, têm valor no mercado, requer a ação de esforços humanos para obtê-los. É classificado em dois grupos: bens matérias, aqueles que podem ser estocados e são tangíveis; bens imateriais, também conhecidos como serviços, é tudo aquilo que intangível como, por exemplo, o serviço de um médico.
e) Bens de consumo: são aqueles diretamente usados para satisfazer as necessidade Bens de capital: utilizados no processo seletivo. Podem ser bens finais, já passaram por todas as etapas de produção; bens intermediários, são inacabados que precisão ser transformados para atingir sua finalidade.
f) Bens públicos: não são exclusivos e nem disputados, são fornecidos pelo setor público, tais como, transporte, segurança e saúde. Bens privados: são