Introdução a economia
UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA
A palavra economia deriva do grego oikonomia, originada de óikos, que significa casa, e nómos, que significa lei, tendo, portanto, a significação de administração de uma casa, ou do Estado. “Ciência Social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma que eles possam ser distribuídos na sociedade para satisfazer as necessidades humanas.” A Economia estuda como os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo) tomam suas decisões e alocam recursos.
UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA
Escassez dos recursos (Naturais – terra, depósitos minerais; Trabalho – esforço humano físico ou mental; Capital composto de bens capazes de produzir ou auxiliar a produção) Exemplo do conceito de Economia (salário de João e José – escassez x necessidade – Teoria de Maslow) Objetivos da Economia: • Formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos; • Atender as necessidades humanas (que são ilimitadas) • Promover o bem estar de cada um Fatores de Produção: • Capital (investimentos) • Terra (recursos naturais) • Trabalho (mão de obra)
UNIDADE I - CONCEITOS DE ECONOMIA
ECONOMIA E RELAÇÃO COM OUTRAS CIÊNCIAS
As relações entre a nação e o Estado são tratadas pela ciência política, tratando também, das formas de governo e da condução dos negócios públicos. A sociologia cuida das relações sociais e da organização da sociedade. O estudo das origens e da evolução, da organização e das diferentes formas de expressão cultural do homem faz parte da antropologia cultural. A psicologia se ocupa das motivações do homem, do seu comportamento, valores e estímulos. Ao direito fica o cargo de cuidar das normas que regularão os direitos e as obrigações individuais e sociais. Enfim, a economia abrange apenas uma fração das ciências sociais, estudando a ação econômica do homem, envolvendo o processo de