Introdução a Economia
Economia é a ciência que estuda a produção, a circulação, a distribuição e o consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Ou seja, é o estudo de como as pessoas ganham a vida, adquirem alimentos, casa, roupa e outros bens, sejam eles necessários ou de luxo. Analisam, sobretudo, os problemas enfrentados pelas pessoas e as maneiras pelas quais esses problemas podem ser contornados.
Inflação, desemprego, taxa de juros, crise do petróleo, taxa de cambio, crise cambial dos países emergentes, impacto da economia mundial na economia brasileira, déficit publica, divida externa, instabilidade financeira internacional, são umas das inúmeras questões econômicas encontradas.
A doutrina econômica propõe diretrizes à politica econômica para realizar a organização econômica que considera melhor. A priori que o autor fixa o fim que espera atingir. A doutrina é uma síntese de ideias pertencentes aos domínios mais diversos. São considerados fontes da doutrina: a Sociologia, a Historia, a Politica, a Religião, a Geografia e a Economia. E em uma doutrina existe: idéias morais, posições filosóficas e politicas, atitudes psicológicas e interesses individuais, de classes e de nações.
A economia é a ciência social que estuda como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilização alternativa, na produção de bens e serviços de modo a distribui-os entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Constitui-se o problema central de qualquer economia decidir: O que produzir? Como produzir? E Para quem produzir? Sabe-se que escolher corretamente o investimento é tão importante quanto a torná-lo operacional.
O modo como as sociedades resolvem os problemas econômicos fundamentais depende da forma da organização econômico do país, ou seja, do sistema econômico de cada nação.
Sistemas Econômicos
Um sistema econômico pode ser definido