introdução a economia
É a teoria que estuda a intensidade da relação ou dependência entre as duas variáveis de uma distribuição bidimensional. Correlação é um dos mais básicos e importantes no estudo no das relações variadas. Correlação indicam a força e a direção da associação entre um par de variáveis.
Temos dois tipos de medidas: as medidas de correlação linear utilizadas como variáveis de intervalos e as medidas de correlação ordinais como variáveis.
Distribuição
Distribuição também conhecida como canal de distribuição que é um conjunto de meios utilizados para fazer com que os produtos cheguem ao consumidor final. O canal de distribuição pode ser longo e inclui varias formas de meios de transporte e armazenamento.
O canal de distribuição têm fortes implicações quer de âmbito comercial e financeiro, quer de âmbito da estratégia e do marketing. Pois se a empresa optar por um canal de distribuição mais longo, certamente conseguira chegar a um mercado mais vasto e com menor necessidade de investimento, mas também perdera o controle de diversas variáveis do marketing assim como o preço, a qualidade do serviço ou mesmo alguns componentes da comunicação.
Dumping
É o termo usado em comercio internacional, cujo o significado é a prática de diminuição excessiva do preço de produtos ou serviços destinados à exportação quando o objetivo de empresa é eliminar a concorrência e aumentar as quotas de mercado.
No processo os produtores nacionais podem perder quota de mercado, por isso o dumping é uma prática desleal e proibida pelos governos nacionais.
Economia de Mercado
Economia de mercado é um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os produtos e bens são tomadas pelo próprio mercado, opondo-se as designadas economias centrais em que estas decisões são tomadas pelo o Estado. Ao contrário da economia de mercado o papel do Estado na economia é reduzida ao mínimo