Introdução a ciência atuarial
Professora: Sheila Kataoka
Aluna: Vanessa Viana da Nóbrega
• Quais as características necessárias para ser um atuário? Para ser um atuário é necessário que o profissional se identifique com matérias exatas e domine muitos conceitos de matemática e economia. Também é necessário que seja responsável, tenha capacidade de observação, visão de projeto, capacidade de concentração, interesse pelo mercado financeiro e pelo mundo dos negócios, facilidade de aprendizado, capacidade de gerenciamento e metodologia.
EXERCÍCIO DE REVISÃO
1) O que é a Ciência Atuarial? É a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.
2) Qual a relação entre a Ciência Atuarial e os outros ramos do conhecimento? Como a ciência atuarial é multidisciplinar, o atuário precisa estar por dentro da situação financeira e patrimonial da empresa de forma que os cálculos vão garantir equilíbrio atuarial dos planos de seguro e previdência, conhecimento da lei dos grandes números, de probabilidade, também analisa as conseqüências econômicas de risco e seus impactos na empresa ou dentro do contexto social. Por isso utiliza dos ramos de conhecimentos como matemática financeira, probabilidade estatística, economia, direito, contabilidade, entre outros.
3) O que é o Atuário? É um técnico especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos, políticas de investimento e amortizações e, em seguros privados e sociais, calculando probabilidades e eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.
4) Quais os campos de aplicação das Ciências Atuárias?