Introdução a ciencia do ambiente
Instituto de Tecnologia
Faculdade de Engenharia Elétrica
Introdução a Ciência do Ambiente
POLUIÇÃO DO SOLO
Por:
Amaury Teixeira,
André Donza,
Danilo Almeida,
Murilo Artur,
Renan Landau.
Belém
Janeiro/2012
Introdução
Poluição, por definição, significa contaminação e conseqüente degradação do meio natural, causada por agentes químicos, detritos domésticos, industriais, e outros, degradando o meio ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde.
Muitas vezes, causada pelo próprio homem, a poluição prejudica o funcionamento de ecossistemas, causando anomalias que diminuem a quantidade de recursos naturais essenciais para a vida, chegando a matar várias espécies de animais e vegetais.
A poluição do solo provoca vários problemas ambientais, atingindo também mananciais, rios, mares e lençóis freáticos. Em decorrência da contaminação, ocorre desfertilização do solo, contaminação de rios, lençóis freáticos, mananciais, nascentes e lagos, desequilíbrio do ecossistema, através da extinção de plantas e animais da região atingida, mudanças na densidade e na consistência do solo, saturação e alterações na tipografia do solo, perda da capacidade de drenagem natural, elevação na temperatura do solo, quando ocorre formação de gases no subsolo (metano e dióxido de carbono, por exemplo), impregnação de substâncias poluentes, mudanças no cheiro da terra que compõe o solo, formação de lamas de esgoto na superfície e deslizamento de terras em regiões de morros, provocadas pela infiltração de poluentes líquidos. Neste trabalho, o meio natural estudado será o solo, serão analisados diversos tipos de poluição, bem como suas causas, conseqüências e possíveis soluções, a fim de esclarecer o assunto proposto.
Poluição do Solo
1. Lixo Radioativo
1. – Causas e consequências:
Em nosso planeta, há uma pequena