Introdução a Arquitetura e Urbanismo
FICHAMENTO
Fortaleza/ CE
2013
Uma introdução à arquitetura (pag.51 – 72) Capitulo VII – O ESTUDO DA FORMA ARQUIETONICA
O capitulo faça da importância da compreensão entre os diferentes significados quando falamos em matéria, forma e conteúdo, interligando-se entre si.
Forma : Estrutura, organização e disposição das partes ou elementos de um corpo ou objeto. São atributos de uma forma: sua configuração, seu tamanho, sua textura, sua côr e sua localização. Se represente em relação aos nossos sentidos diretos.
Espaço: Extensão do campo tridimensional que abrange tudo o que nos cerca. É onde as coisas do mundo sensível existem, e no qual nos deslocamos em três dimensões: esquerda e direita, para frente e para trás e para cima e para baixo.
Existem diferentes maneiras de observar um objeto arquitetônico, considerando diversos aspectos, como por exemplo as relações que ele estabelecem com o seu meio, se vemos de fora pra dentro, ou de dentro pra fora, sua massa, sua forma, seu espaço e etc. Posteriormente vemos o mesmo objeto arquitetônico não mais por fora, mas sim por dentro e podemos julgar outros caracteres como seu interior, considerando elementos internos em si, assim fala o livro sobre forma espacial. Esses elementos são sub divididos em categorias formais.
Categorias Formais: Variam de acordo com a época, local e outras condições, mas depende da relação com o meio e a importância da sua historia.
Uma introdução à arquitetura (pag.51 – 72) Capitulo VIII – FORMA VOLUMETRICA
Volume real ou virtual: A primeira impressão que temos ao perceber uma obra arquitetônica é sua forma volumétrica em geral. Possibilitando assim a forma volumétrica ser virtual ou real, o volume real é aquele que se defini pelo conjunto de paredes do edifício, e o volume virtual é aquele que não é bem definido, sendo o real um volume solido e o virtual “imaginário”
Volume simples ou composto: Um cubo é uma