Introdução na administração ruben dario 2013
Com objetivo de otimizar o uso de papel e resumir o trabalho, coloquei apenas as respostas das questões dadas na aula de terça feira.
Segue abaixo:
QUESTÃO 1
Alguns dos mais antigos documentos escritos no mundo foram encontrados na civilização suméria, de 5.000 anos atrás, e se constituem em provas das práticas de controle administrativo. Os sacerdotes dos templos sumérios, por meio do imenso sistema tributário, coletavam e administravam grandes somas de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas. Esses sacerdotes eram solicitados a prestar contas de sua gestão ao sumo sacerdote, o que era uma pratica de fiscalização administrativa.
As organizações ou empresas religiosas eram consideradas imortais, mas se utilizavam de meios do homem mortal para sua administração.
QUESTÃO 2 construção da pirâmide de Quéops envolveu o trabalho de mais de cem mil homens, durante vinte anos, tendo se utilizado de 2.300.000 blocos, cada um com peso médio de 2,5 toneladas.
Atualmente, isso equivale à administração e direção dos esforços de uma cidade-empresa de cem mil habitantes, num período de vinte anos.
O planejamento administrativo, determinante de onde as pedras deveriam ser retiradas, quando, quantas de cada vez, de que volume e como seriam transportadas, é uma pratica que atualmente se denominaria de planejamento de longo prazo.
Os egípcios já tinham conhecimento de práticas e princípios da administração, como, por exemplo, da autoridade e responsabilidade, detalhamento faz descrições de serviços ou tarefas.
QUESTÃO 3
CODIGO DE HAMURABI: era um código rígido feito por 282 regras que utilizavam com critério a justiça com as próprias mãos. Ele era constituído por regras civis, religiosas e morais.
A sociedade era divida em
AWELUM: classe alta livre e cidadão.
MUSKENUM: livres porem sem dinheiro
WARDUM: escravos e sem direitos
O direito nessa época era de acordo com a classe social. Aqui também surge a famosa lei “olho por olho,