Introdução economia
1 – Introdução
No nosso cotidiano deparamo-nos com inúmeras questões econômicas, como:
Aumento de preços;
Desempregos;
Setores que crescem mais do que os outros;
Dívida externa; entre outros.
Esses temas, já rotineiros em nosso dia-a-dia, são discutidos pelo cidadão comum. Dessa forma, um estudante de Economia, de Direito ou de outra área pode vir a ocupar um cargo de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para poder analisar os problemas econômicos que nos rodeiam.
O objetivo do estudo da ciência econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar a nossa qualidade de vida.
2 - Conceito de Economia
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de óikos, casa, nómos, lei), que significa administração de uma casa, ou do Estado, e pode ser assim definida:
“É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas”.
Esta definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo de ciência econômica:
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição.
Em qualquer sociedade os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam, por força do próprio crescimento populacional e do contínuo desejo de elevação da qualidade de vida.
Tem-se então, um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas.
Em função da escassez de recursos, toda sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da