portugues
Engenharia Elétrica
Economia
Evolução do Pensamento Econômico: Breve retrospecto
Campo Grande, MS. 28/03/2014
1. EM QUE CONSISTIA A RIQUEZA PARA OS MERCANTILSTAS E PARA OS FISIOCRATAS?
R: Os mercantilistas levavam em conta alguns princípios, como fomentar o comércio exterior e entesourar as riquezas, ou seja, elaborando maneiras propicias para o crescimento, com o objetivo de promove o progresso de sua economia local. De outro modo seriam guardando seus bens. Como seus metais valiosos entre outros. Os fisiocratas tinham como o sustento de suas riquezas a terra, pois eles acreditavam que só a terra tinha o poder de sustentar riquezas, tanto que a fisiocracia significa regras da natureza. Contudo eles consistiam numa economia que vivia na base da agricultura, pesca e mineração.
2. QUEM FOI OS MAIS DESTACADOS DOS ECONOMISTAS CLASSICOS? QUAIS SUAS PRINCIPAIS IDÉIAS? R: Todos foram importantes na época clássica, porém, os que tiveram mais destaque foram o Adam Smith e Thomas Malthus. A tese que o economista Smith defendia é que a atuação de livre concorrência sem qualquer interferência levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guiada por uma “mão invisível”. Já o Malthus foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população, para Malthus, a causa de todos os males da sociedade residia no excesso de população, ou seja ele defendia a idéia que a produção deveria crescer proporcionalmente ao numero da população.
3. O QUE DIZ A TEORIA DAS VANTAGENS COMPARATIVAS? QUEM FOI O SEU AUTOR?
R: Os países tiveram um maior investimento, com um custo menor, para que o seu produto ficasse com mais qualidade. O Autor foi o David Ricardo.
4. QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE A LEI DE SAY E O PRINCÍPIO KEYNESIANO DA DEMANDA EFETIVA?
R: A diferença que a lei de Say, a oferta cria sua própria procura, ou seja, com o aumento de produção as rendas