Introdução Cabeamento estruturado
Com a visão de formar profissionais flexíveis que aliem ao conhecimento geral da tecnologia uma especialização em determinado domínio, cursos que são ministrados em escolas ou centros de treinamentos de informática contêm disciplinas comuns que permitem uma formação em tecnologia, abrangendo áreas como linguagens de programação, programação visual, programação orientada a objetos, sistemas operacionais, segurança das informações, integração de dados e processos, tratamento de imagens digitalizadas, criação de websites, gerenciamento de banco de dados, gerenciamento de roteadores, etc. É pretendido posicionar-se na sua área de atuação, não como mais que uma escola ou centro de treinamento, mas uma entidade que, para além das suas funções educativas e sociais, seja reconhecido também como um parceiro válido na atividade econômica, sobretudo da grade região Metropolitana do Recife, participando e influenciando de forma positiva na sua modernização.
O objetivo deste projeto é elaborar uma visão de infra-estrutura de tecnologia em uma escola, onde o uso da informática será de extrema necessidade tanto para a parte organizacional otimizando processos, quanto ao uso de seus clientes/alunos para promover suas aulas e treinamento. Em sua implantação terá uma alta disponibilidade, atendendo as normas tecnológicas de mercado, disponibilizando as informações de maneira rápida e seguras, superando os níveis de exigência.
A elaboração desse projeto foi realizada integralmente por um grupo de quatro estudantes universitários em redes de computadores e ambientes operacionais que serviu como pré-requisito para obtenção do grau de tecnólogo, havendo ainda a necessidade de realizar uma prova de conceito prático de uma parte do projeto individualmente, que está no documento Relatório de Execução em anexo quatro, a importância global desse item do projeto serviu para determinar a escolha da tecnologia de interesse de cada aluno. Este documento Relatório de Execução