Introdução aos Sistemas de Informação
Profª Silvia M. Farani
Introdução aos Sistemas de Informação
1.
Abo rdagens ao Estudo de Sistemas de Informação
Você p rovavelmente irá logo p erceber que a ênfase do curso será co mo funcionam os sistemas de informação, e suas fun ções dentro das emp resas. Tais sistemas atualmente são muito mais comp lexos do que simp lesmente os computadores e os programas que eles rodam.
A maioria das p essoas p ensa que sistemas de informação e comp utadores são a mesma coisa.
Elas também p ensam que conhecimento de comp utadores, sistemas de comp utação e de informação são coisas bem p arecidas. Embora isso p ossa ter sido verdade nos p rimeiros anos da comp utação e dos sistemas ho je não é mais verd ade. Os sistemas d e informação são estruturados levando em consideração todo o funcionamento dentro e fora da emp resa, p odendo en globar desde a solicitação de matéria p rima, fabricação, RH, finanças, ch egando até nos SAC (serviço de atendimento ao consumidor).
2. Por que estudar Sistemas de Informação
Como sociedade, estamos envolvidos em uma co mpetição econômica global p or recursos, mercados e receitas com outras nações, tanto da Europ a quanto da Ásia.
Para Adam Smith, séc. XVIII, a riqueza de uma nação dep endia de como a sociedade organizava a p rodução em suas fábricas nacionais. Hoje está claro que nossa sociedad e terá qu e organ izar mercados glob ais, corp orações internacionais e forças de trabalho multinacionais se qu iserem manter e melhorar nosso padrão de vid a. Precisaremos de sistemas d e informação p ara fazer isso com eficiência e sucesso. Em segundo lu gar, precisaremos de uma amp la comp reensão sobre sistemas de informação para atingir níveis mais altos de p rodutividade e eficácia em nossas fábricas e escritórios.
Os desafios colocados p or novos clientes, concorrência, tecnologia, relações públicas, condiçõ es econômicas, regu lamentações govern amentais e asp ectos sindicais p edem mu itos