Introdução ao Estudo da Biologia Celular
Métodos de Estudos
Introdução
A Biologia Celular tem como elemento de estudo a célula. Aborda as organelas celulares ou citoplasmáticas do ponto de vista morfológico (forma) e funcional (função). No ano de 1838 / 1839, Schleiden e Schwann propuseram a Teoria Celular: "Todos os seres vivos (animais e vegetais) são formados por células“, portanto, a célula passa a ser a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
Existem dois tipos celulares com aspectos morfológicos, estruturais e funcionais diferentes: A) célula procariótica e B) célula eucariótica.
As células eucarióticas apresentam a membrana plasmática que delimita a célula separando os meios intracelular e extracelular. No meio intracelular é encontrado o citoplasma ou matriz citoplasmática (citossol) contendo proteínas, íons, água, nutrientes, macromoléculas, organelas citoplasmáticas, componentes do citoesqueleto e inclusões (depósitos) citoplasmáticos (figura 1).
Figura 1. Esquema ilustrativo de uma célula eucariótica. Fonte:
Tipos de células eucarióticas
a) Células lábeis: são aquelas que apresentam um ciclo de vida curto, são constantemente renovadas pelo organismo. Exemplo: células epiteliais da mucosa intestinal e células do sangue (figura 3).
Figura 3. Fotomicrografias mostrando exemplo de células lábeis.
b) Células estáveis: são aquelas que apresentam ciclo de vida de médio para longo. São renovadas em condições especiais como na regeneração tecidual. Exemplo: fibra muscular lisa e células epiteliais acinosas do pâncreas (figura 4). Figura 4. Fotomicrografias mostrando exemplo de células estáveis.
c) Células permanentes: são aquelas que não se renovam. São produzidas durante a vida embrionária e acompanham o crescimento do individuo. Exemplo: neurônio (célula nervosa) e fibra muscular estriada esquelética (figura 5).
Figura 5. Fotomicrografias mostrando exemplo de células permanentes.
O processo da