Introdução ao DB2
O DB2 é um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) desenvolvido pela IBM. Hoje ele pode ser executado tanto para sistemas operacionais de mainframe (ver Nota DevMan 1) quando na chamada baixa plataforma, que utiliza os sistemas operacionais Unix, Linux e Windows.
Para conseguir atender ambientes tão distintos, a IBM desenvolve dois produtos separados (e desenvolvidos por equipes separadas), o DB2 para z/OS e System i (antigo OS/400) (ver Nota DevMan 2) e o DB2 LUW (LUW é a sigla de Linux, Unix e Windows). O DB2 possui todas as funcionalidades avançadas esperadas de um SGBD que são necessárias em aplicações de missão crítica, como compressão de dados e índices, auditoria, e alta disponibilidade através de particionamento, replicação e cluster.
O DB2 é vendido em diversas distribuições/licenças, com isso a IBM evita que os consumidores paguem por funcionalidades que não iriam usar. Algumas das edições disponíveis são a Express, a Workgroup e a Enterprise. Porém, as mais utilizadas para Linux/Unix/Windows é o DB2 Data Warehouse Enterprise Edition (DB2 DWE). Para o z/OS, o sistema possui algumas características exclusivas: segurança Multi-Level, tabelas de tamanhos extremamente elevados e compressão a nível de hardware. O DB2 sempre foi conhecido pela sua liderança na performance OLTP (Online Transaction Processing ou Processamento de Transações em Tempo Real), sendo usado para suportar missões críticas nas operações de negócios, incorporando nas suas