Introdução ao comércio internacional
ERZIER APARECIDA GOMES
LORENA MORAIS FERNANDES SÁ
INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
IPATINGA
Agosto/2011
ERZIER APARECIDA GOMES
LORENA MORAIS FERNANDES SÁ
PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Trabalho da disciplina Introdução ao Comércio Internacional do 2º período do Curso de Administração/Comércio Exterior apresentado a professora Pollyanne Severiano
IPATINGA
Agosto/2011
Processo de Internacionalização
Todas as empresas deram início ao seu processo de internacionalização de modo oportunista, nenhuma delas planejou a exportação. Mas todas elas tiveram pontos favoráveis e desfavoráveis diversificados, conforme abaixo:
A Empresa Y, teve problemas no processo devido à falta de experiência em mercados internacionais, necessitando de capacitação que levaram à aprendizagem incremental sobre comércio exterior e procedimentos internacionais por meio de tentativa e erro. A exportação possibilitou melhores condições de atendimento aos padrões de qualidade e às demandas dos mercados devido a sua inserção em ambientes competitivos, e maior intercâmbio tecnológico com concorrentes e clientes internacionais, levando a melhoria da empresa como um todo, assegurando a liderança no mercado brasileiro e o estabelecimento da estratégia de diferenciação no mercado internacional. Os ganhos iniciais por tentativa e erro geraram amadurecimento progressivo.
Na empresa Iska Viva, as exportações eram limitadas devido à modelagem diferenciada requisitada pelo mercado internacional, da qual a empresa não detinha conhecimento. Devido a este problema, a empresa buscou aprendizagem e adaptações do seu produto através de feiras internacionais, com o apoio do governo por meio da APEX.
Apesar de um amplo crescimento no mercado nacional, na Empresa X não existia uma