Introdução ao Banco de dados MySQL
A manipulação do banco de dados é feita com a utilização de outra linguagem, a SQL, que nos permite executar comandos para inserir, pesquisar e remover dados, fazer relatórios etc.
Neste artigo abordaremos;
Banco de dados MySQL
Criando o banco de dados
Criando a tabela
Iremos focar mais nos comandos necessários para o desenvolvimento dos projetos. Se você ainda não tem familiaridade com SQL, recomendo que também invista um tempo estudando esta linguagem, pois você poderá usar SQL para trabalhar com diversos bancos de dados além do MySQL, integrando com várias linguagens de programação.
Banco de dados MySQL
MySQL é um software livre para banco de dados. Isso significa que você pode usar o MySQL em seus projetos e ainda pode contribuir como desenvolvimento do próprio MySQL, se assim desejar ou necessitar.
O MySQL é bastante usado em aplicações web por sua versatilidade e por ser suportado em diversas plataformas e diferentes linguagens.
Por padrão, o MySQL não tem uma interface gráfica para administração e utilização, mas é possível encontrar diversas ferramentas que fazem este tipo de trabalho, sendo que uma das mais conhecidas é o MySQL Workbench. Não usaremos o MySQL Workbench, mas você pode pesquisar mais sobre este software e usá-lo para administrar seus bancos MySQL.
Instalando o MySQL
Quando realizamos a instalação do XAMPP, o MySQL veio junto. Então, só precisamos usar o Painel no XAMPP para iniciar o serviço. Fique sempre de olho para ver se não é necessário liberar o serviço do MySQL no firewall.
MySQL no Linux
Para quem usa Linux, mais especificamente os derivados do Debian e do Ubuntu, basta instalar o MySQL com o seguinte comando: sudo apt-get install mysql-server
Usuários de Mac OS X que instalaram o XAMPP poderão