Introdução - Análise Bibliográfica sobre Biomassa
O aumento exponencial da população mundial, problemas de ordem econômica e social, o vertiginoso crescimento da degradação ambiental e a realidade de que combustíveis fosseis são fontes de energias não renováveis são os principais fatores que motivam a ampliação de pesquisa sobre fontes de energias alternativas.
A ONU (Organização das Nações Unidas), estima que em 1950 a população mundial era de 2,6 bilhões de pessoas . Em 1999,a população alcançou a marca de 6 bilhões de pessoas. Atualmente, ela é estimada em mais de 7 bilhões de pessoas < Disponível em: http://www.onu.org.br/a-onu-em-acao/a-onu-em-acao/a-onu-e-a-populacao-mundial. Acesso em: 19/05/13>. Esta expansão rápida traz consigo diversos impactos na vida no planeta, aumentando a demanda por alimentação, produtos e serviços – o que naturalmente traz impactos severos no consumo energético.
Sobre o impacto na saúde da população, estudo recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), aponta que a poluição do ar mata mais que a AIDS e a malária juntas . Conforme dados apresentados pela OMS, estima-se que a poluição atmosférica vitimiza mais de 6,8 milhões de pessoas todos os anos.A poluição também prejudica os ecossistemas, degradando o meio ambiente, a exemplo da chuva ácida, que mata plantas e animais.
Devido à queima de derivados do petróleo, segundo Lorenzi (2009), são lançados na atmosfera 75% do dióxido de carbono (CO2) e 85% dos óxidos de enxofre (SO2), que formam uma camada que bloqueia a dissipação do calor do planeta, agravando o efeito estufa. Este, por sua vez,acarreta o aquecimento global e as mudanças climáticas. Estudos apontam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura do planeta, provocado pelo efeito estufa, poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares . Como conseqüência, várias cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa. Fenômenos da natureza como tufões, furacões e maremotos poderão se tornar mais freqüentes, influenciando