EXPERIMENTAÇÃO COM CARBOIDRATOS
Trabalho apresentado ao Professor William Volino da disciplina Bioquímica da turma 1003 , turno manhã do curso de Ciências Biológicas
UNESA – Norte Shopping
Rio de Janeiro – 22/03/2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................ 01
MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................................... 05
RESULTADOS......................................................................................................... 07
DISCUSSÃO............................................................................................................. 08
CONCLUSÃO........................................................................................................... 09
BIBLIOGRAFIA....................................................................................................... 10
RESUMO
Através da experiência, observou-se a reação do iodo e suas particularidades ao entrar em contato com o amido, sacarose, glicose e saliva. Além de conceituar os componentes em questão; mediante a uma análise qualitativa dos carboidratos.
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Esse nome foi dado por que nele estão presentes 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 átomo de oxigênio. Sua fórmula empírica é (CH2O)n. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água).
Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição.
Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio.
Os