introduçao
Quais são as doenças ginecológicas mais comuns?
Vulvovaginites, síndrome dos ovários policísticos, endometriose, mioma uterino, doença inflamatória pélvica estão entre as principais.
Como identificar essas doenças?
Cada doença apresenta sintomas que nos orientam para o diagnóstico. As mulheres com vulvovaginites podem apresentar irritação vaginal, coceira, corrimento, ardor ao urinar e dor pélvica. A síndrome de ovários policísticos é composta por diversos sintomas, entre eles a irregularidade ou ausência da menstruação, aumento de peso, pele e cabelos mais oleosos, aumento de pelos pelo corpo e aumento da resistência à insulina. A endometriose pode cursar com dor pélvica, cólica menstrual, dor na relação sexual e infertilidade. Os miomas podem ser identificados através de exames de imagem como o ultrassom e por alterações no padrão menstrual, com aumento do sangramento, cólica e aumento do volume abdominal em alguns casos. A doença inflamatória pélvica é uma infecção mais severa, que pode apresentar além do corrimento, dor abdominal importante, febre e comprometimento do estado geral.
Saiba Mais:
DST: veja como se prevenir e tratar
Pílula anticoncepcional: mitos e verdades
Candidíase: o que é e como tratar
10 mentiras que contamos ao ginecologista
Dor na hora do sexo: saiba quais são as principais causas
O corrimento é normal? Quando procurar um especialista?
Corrimento não é normal. É uma secreção decorrente a algum processo inflamatório e infeccioso da vagina e colo do útero. Se notar a presença de secreção aumentada (branca, amarelada, esverdeada ou acinzentada), odor fétido, ardor ao urinar e dor pélvica é sinal de que existe um processo infeccioso e necessita de tratamento o quanto antes.
Quais