Boas Praticas WM 10
SSASS
2014, Abril
O NEGÓCIO
Por que realizar a gestão de um negócio?
Óbvio que é para obter lucro e isso nem precisa responder. Até mesmo se não fosse este o motivo então estaríamos falando sobre gestão de casa de caridade, e que em muitos casos tem procurado a obtenção de lucro com ações para não depender apenas de doações bondosas.
Uma empresa, não importando o segmento se é um comércio, uma indústria, prestação de serviços ou do terceiro setor como as ONG’s, necessita de organização e gestão.
Separo organização de gestão porque uma empresa organizada obedece uma hierarquia de fatores, o que nem sempre significa que a gestão destes fatores esteja sendo executada, exemplo:
“O ministério da saúde solicita que todos os usuários do sistema SUS sejam recadastrados para emissão dos cartões de identificação a serem solicitados em hospitais e pronto-atendimentos.”
Há uma hierarquia bem definida neste caso, onde o ministro da saúde assinou uma ordem de serviço e essa ordem foi passada aos demais para que se cumprisse, chegando por fim as pessoas que farão a captação dos cadastros junto a população usuária do SUS. Porém a finalidade para a qual este trabalho se deu nós sabemos que não vai ser cumprida, até porque se uma pessoa chegar no hospital ou pronto-atendimento sem o cartão SUS ela será atendida de qualquer forma.
É aí que identifica-se a diferença ente "organização" e "gestão"
O conceito principal da gestão é cuidar de um negócio para que ele de resultados lucrativos ao proprietário ou investidor, no entanto uma empresa pode ser organizada sem haver uma gestão mas não pode ser gerida se não for organizada. Neste último caso não será possível garantir lucro no negócio ou até mesmo sua subsistência.
É certo também que um gestor não executa esse comando de forma solitária, a formação de uma equipe que acompanhe o raciocino e ações dentro da organização dão o apoio e facilitam a conquista dos objetivos