introduçao a biomedicina
A INSERÇÃO DO BIOMÉDICO NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Flávia B. da Costa; Mara A.do N. Trindade; Mauro Lúcio T. Pereira. 1
RESUMO
O projeto criado no Brasil pelo Ministério da Saúde em 1994, intitulado Programa da Saúde da
Família (PSF), tem como principal propósito reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, que se configurava. Para isso, prioriza ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas de forma integral e contínua. Esse atendimento é prestado por profissionais da área de saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros. O presente estudo teve por objetivo caracterizar o potencial do profissional biomédico, bem como analisar a sua inserção junto à equipe de saúde no atendimento à população, atuando direta ou indiretamente no Programa de Saúde da Família.
PALAVRAS-CHAVE: PSF. Biomédico. Atendimento a População.
INTRODUÇÃO
Evidencia-se no cenário atual a crescente conscientização para que as disciplinas do conhecimento se integrem em prol do bem comum da sociedade. Todavia, o que se observa ainda em algumas áreas são embates quanto à habilitação concedida legalmente pelos respectivos órgãos legais para o exercício pleno da função, além do acesso à inclusão e inserção de profissões relativamente recentes no mercado de trabalho.
Neste contexto encontra-se o biomédico, cuja regulamentação se deu pela Lei n.º 6.684, de 03 de setembro de 1979, quando também foram criados os Conselhos Federal e Regional de Biomedicina. Segundo o Art. 4º da referida lei, ao biomédico compete atuar em equipes de saúde, a nível tecnológico, nas atividades complementares de diagnósticos.
Assim, uma iniciativa relevante que possibilita absorver um significativo número de profissionais biomédicos é o Programa de Saúde da Família (PSF). Este programa foi uma estratégia criada pelo Ministério da Saúde com o