introduçao engenharia
Entre os diversos recursos de comodidade oferecidos atualmente pela indústria automobilista de grande interesse por parte dos condutores está o câmbio automático.A maior justificativa desse entusiasmo coletivo está no fato de que sua existência elimina um dos maiores obstáculos na dirigibilidade para alguns condutores: não ter que fazer a troca da marcha do veículo manualmente sempre que precisar alternar a velocidade.Isto quer dizer que o câmbio automático administra por si só a relação câmbio - velocidade, não requerendo a intervenção do condutor para isto.
1.1 MAS O QUE É CÂMBIO AUTOMÁTICO?
O câmbio automático é um sistema de transmissão com autonomia própria para detectar a relação entre a velocidade e a rotação do motor e decidir pela troca automática da marcha adequada. Nos veículos com câmbio automático, a troca das marchas é feita automaticamente pelo sistema (e não pelo condutor) e de modo quase imperceptível.
1.2 PROBLEMAS POSSÍVEIS
O condutor pode vir a sentir que o veículo treme todas vez que mudar de velocidade ou pode notar que a caixa faz uma transição adversa,um outro problema é som ,o condutor deve estar atento com os sons produzidos em seu veículo, qualquer barulho diferente é sinal que algo não esta funcionando corretamente,outro problema é tipo de fluído inadequado.
1.3 CONFORTO E COMODIDADE
Facilidade e conforto para o condutor, por não ter a necessidade de fazer troca de marchas de modo manual, o que requer habilidade e atenção.
1.3.1 COMO SE TROCA A MARCHA
De forma geral a principal diferença entre ambos está na forma como se troca a marcha. Enquanto o câmbio automático troca as marchas por meio de um sistema composto por engrenagens e acionadas pelo pé do motorista, o câmbio automatizado utiliza um sistema eletrônico para ser acionado.
1.3.2 CÂMBIO SEMIAUTOMATICO
O câmbio semiautomático vem ganhando preferência em relação ao câmbio automático, principalmente em veículos de pequeno e médio porte.