introducao
Na natureza os microrganismos encontram-se formando populações mistas. Por outro lado, o desenvolvimento da microbiologia assim como todos os procedimentos laboratoriais para o diagnóstico, dependem da obtenção do crescimento dos microrganismos na forma de populações puras, que quando crescidas em meios de cultura denominam-se culturas puras ou axênicas. A obtenção de uma cultura pura a partir de uma cultura mista denomina-se isolamento, conseguido através da semeadura de microrganismos na superfície de meios de cultura sólidos em placa de Petri, o que permitira a formação de colônias.
Como já dito anteriormente, o estudo dos microrganismos (fungos e bactérias), depende da obtenção de uma grande quantidade de microrganismos idênticos (cultura pura), que são obtidos em laboratório através do isolamento a partir de uma população mista. Para isso ocorrer devemos prepara meios de cultura estéreis e conserva-los em condições estéreis. Ao introduzirmos no meio estéril, teremos o cuidado técnico necessário para que não haja contaminação do meio externo. Este processo e chamado de técnica asséptica.
Após esse processo, o meio de cultura contendo os microrganismos e incubado (colocado para crescer) em local apropriado e se for o caso posto em local cuja a temperatura seja controlada.
O crescimento significara o desenvolvimento de uma população a partir de uma ou algumas células. Este poderá ser evidenciado a olho nú, sob a forma de turvação (em meio liquido) ou