Introducao
Segurança em Laboratório
O laboratório é um lugar no qual são realizadas tarefas específicas numa determinada área de conhecimento. Sendo necessário adotar procedimentos especiais nas atividades que lá se realizam e, por esta razão, é um local de risco.
A segurança é uma responsabilidade coletiva que requer a cooperação de todos os indivíduos do laboratório.
Sendo assim, toda e qualquer atividade prática a ser desenvolvida dentro de um laboratório apresenta riscos e estão propensas a acidentes. Devemos então utilizar normas de conduta para assegurar a integridade das pessoas, instalações e equipamentos. É importante manusear corretamente as substâncias químicas e equipamentos com os quais se vai trabalhar, a fim de evitar acidentes pessoais ou danos materiais. Neste contexto, é necessário saber os procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes. A segurança é um direito e uma obrigação individual.
As medidas de segurança no laboratório são uma consequência da regra do bom senso. Em geral um acidente ocorre quando menos se espera e não se pode, infelizmente, prevê-los com antecedência, mas inúmeros cuidados podem ser adotados para diminuir os riscos.
A prática da Química, seja a nível profissional ou de aprendizado, exige que regras de segurança sejam rigorosamente seguidas para evitar acidentes e prejuízos de ordem humana ou material. Os acidentes podem, se tomadas as devidas precauções, serem evitados, ou ao menos terem suas consequências minimizadas.
BIBLIOGRAFIA
Normas de Segurança em Laboratório. UNIBRASIL. Disponível em Acesso em: 16 Mar. 2014
Medidas de segurança em Laboratório. PORTAL DA EDUCACAO. Disponível em Acesso em: 16 Mar. 2014
Segurança no Laboratório. UNESP. Disponível em Acesso em: 16 Mar. 2014