Introducao Teologia Tomas De Aquino
Introdução à teologia de Tomás de Aquino
Autor: Sávio Laet de Barros Campos.
Bacharel-Licenciado e Pós-Graduado em
Filosofia Pela Universidade Federal de Mato
Grosso.
Introdução
No presente texto, intencionamos fazer uma introdução à teologia de Tomás de
Aquino e optamos por fazê-la, começando por acentuar a distinção que o Aquinate faz entre as duas ordens do conhecimento das coisas divinas que nos é dado obter nesta vida.
Entretanto, antes de tudo, e como adminículo para o desenvolvimento da nossa pretensão, adrede, arrolaremos os fatos mais marcantes da vida e da educação de Tomás, bem como a origem das suas principais obras, as duas Sumas e o Compêndio e a ditosa sorte que a sua obra logrou no seio da Igreja, sendo ininterruptamente recomendada pelo Magistério eclesiástico. Feito isto, começaremos abordando a questão de como chegamos a Deus através das duas vias: a das criaturas e da razão e a da fé e do dogma. Ademais, mostraremos como, de fato, estes caminhos nos dão acesso a duas ordens de verdades distintas acerca da verdade primeira e simplicíssima em si mesma (quoad se), fundando, destarte, duas ciências também distintas, embora não separadas: a teologia natural, que a razão elabora e que é a coroa da metafísica e ápice do conhecimento natural humano, e a teologia revelada, que parte do dogma. Esforçar-nos-emos por ressaltar a superioridade da teologia revelada sobre a teologia natural e como, longe de entrarem em contradição, harmonizam-se e complementam-se. Além disso, tentaremos salientar as vantagens que há quando a filosofia obedece e se coloca a serviço de uma ordem teológica, sem, contudo, perder os procedimentos que lhe são próprios.
No desenrolar do texto, prosseguiremos mostrando como Tomás distingue o ato de fé da ciência da fé, que é a teologia, e como a sua concepção de teologia como ciência, de resto, muito mais rica que a nossa, pode ajudar-nos a pensar o lugar do pensamento teológico no âmbito apologético. Em seguida, passaremos às