Introducao ao pensamento sociologico
A revolução industrial impulsiona as revoluções políticas, derrubam o Antigo Regime e dão força à pregação dos ideais da revolução francesa e do iluminismo A Sociologia brotou com a sociedade industrial mostrando suas exigências e seus esboços. Ela não estuda apenas as condições de existência social humana, apesar de esta ser a parte mais fascinante. Afirma-se primeiramente como forma cultural de concepção do mundo e só depois como explicação cientifica. Émile Durkhein foi um dos mais importantes teóricos da sociologia. Ainda sobinfluência positivista lutou para fazer das ciências sociais uma disciplina rigorosamente científica. Para ele, a sociologia estuda os fatos sociais, eles apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos. Havendo, assim, formas padronizadas de conduta e pensamento, gerando
Para ele, o cientista deve estudar a sociedade por um distanciamento dela, sendo neutro, não se deixando influenciar por seus próprios preconceitos, valores, sentimentos.
Foi estabelecendo um método que fosse próprio dessa nova vertente do conhecimento que Durkheim tentou colocar a Sociologia no rol das ciências empíricas e objetivas. Para tanto, ele buscou no livro “As Regras do Método Sociológico” situar as regras para se estudar os fatos sociais e as principais, resumidamente, são as seguintes:
1ª) Deve o pesquisador observar os fatos sociais como coisas e, nesse caso, como coisas sociais. Ou seja, é preciso adotar uma atitude mental, observando o fato de fora para dentro.
Durkheim acredita que para a validade da explicação do fato social é necessário ao observador estar acima de todos os sentimentos, emoções e juízos de valor.
2ª) Afastar-se de todas as pré-noções.
Segundo Durkheim era necessário trabalhar o fato social em si, afastando todas as idéias pré-estabelecidas acerca do fenômeno a ser investigado.
3ª) Definir claramente as coisas de que se