INTRODU O A ENG
Este trabalho irá abordar a importância do cadastro técnico nas áreas urbanas.Sendo queo Cadastro Técnico visa aidentificação das divisas de imóveis juntamente com os proprietários, georreferenciado em escala conveniente, assegurando desse modo a exata localização das divisas da propriedade, do mesmo modo que a vinculação dos dados técnicos ao registro imobiliário procurando proporcionar total embasamento técnico à certeza do direito de propriedade.
Pode ser definido como o cadastro um conjunto de técnicas cartográficas e de banco de dados sobre os bens imobiliários.
Com o transcorrer do tempo o conteúdo e os intuitos dos sistemas cadastrais modificam-se. O cadastro técnico é usualmente determinado como "o registro oficial e sistemático do serviço público de um determinado território ou jurisdição de lotes e parcelas de forma - gráfica (planta cadastral na escala grande) e descritivo (número de parcela, proprietário, área, uso atual, etc.)".
2. OBJETIVOS
Este trabalho evidencia a importância do cadastro técnico na área urbana e orientando no processo de cadastramento de um loteamento, mostrando assim suas definições.
3. CADASTRO TERRITORIAL, PASSADO, PRESENTE E FUTURO
A deficiência de informações fidedignas sobre sua própria realidade é uma das características de um grande número de municípios brasileiros. É muito frequente o fato de executivos e legisladores municipais desconhecerem a porção de seu território que é ocupada ilegalmente por edificações, assim como é frequente, também, o desconhecimento da dimensão dos domicílios em favelas ou dos loteamentos irregulares, apenas para citar dois exemplos. A ausência de cadastros e mapeamentos confiáveis e atualizados constitui obstáculo a uma política fiscal e ao planejamento urbano adequado.
Remontando aos longos caminhos da história, percebem-se grandes mudanças na estrutura da sociedade e das instituições que formavam parte da realidade. A evolução do conhecimento científico e o