Introdu O Te Rica CRO
Cromatografia é uma técnica de separação de misturas que envolve duas fases: uma que permanece estacionária enquanto a outra elui entre os interstícios da primeira, promovendo uma migração diferenciada para cada componente da amostra baseada na interação com a fase estacionária. Os que interagem mais, ficam retidos enquanto os compostos que interagem menos são eluidos mais facilmente.
A cromatografia em coluna foi pela primeira vez descrita pelo russo M. S. Tswett para o isolamento dos pigmentos existentes nas folhas verdes dos vegetais. No experimento da disciplina, a análise foi semelhante, objetivando separar os diferentes compostos (carotenos, clorofila e xantofila) presentes num extrato de espinafre.
A técnica consiste numa coluna de vidro preenchida por um adsorvente, no caso, a sílica gel (FE) suspensa numa mistura de acetona, éter de petróleo e hexano (FM). A amostra é colocada na parte superior seguida da fase móvel, para assim, promover a separação. O fluxo de solvente deve ser contínuo. Os diferentes componentes da mistura movem-se com velocidades distintas, dependendo de sua afinidade relativa pelo adsorvente (grupos polares interagem melhor com o adsorvente) e também pelo eluente. Assim, a capacidade de um determinado eluente em arrastar um composto adsorvido na coluna depende quase diretamente da polaridade do solvente com relação ao composto. É possível observar as diferentes zonas coloridas e então, recolhê-las separadamente. Além da separação pelas cores, pode-se testar as diferentes fases através da análise da absorbância. À medida que os compostos da mistura são separados, bandas ou zonas móveis começam a ser formadas, cada banda contendo somente um composto.
Em outra forma de análise, foi utilizada a Cromatografia em Camada Delgada (CCD), que consiste em um método de cromatografia plana, em que a mistura é separada pela eluição diferencial sobre uma superfície com uma camada fina de adsorvente. É um tipo de cromatografia