INTRODU O Salvo Automaticamente
Segundo Linhares ,S.(2001) as Bactérias são procariontes, com uma parede celular de peptidoglicano e lipopolissacarideos além do DNA principal encontramos os plasmídios que podem ser transferido por conjugação para outras bactérias.E segundo Gewandsznajde,F.(2001) elas são organismos unicelulares simples que não possuem núcleo. Seu ADN situa-se livremente dentro da célula. Existe milhares de diferentes bactérias.
Entre as doenças causadas por bactérias podemos encontrar a tuberculoseque é uma infecção causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis mais conhecida como bacilo de koch em homenagem ao cientista que descobriu, Robert Koch (1843-1810.). Em cerca de 90% dos casos ataca apenas os pulmões, mais pode afetar também quase todos os órgãos do corpo.
A técnica de Gram
A técnica de Gram consiste em submeter esfregaços de pus ou outras secreções orgânicas contendo bactérias a agentes químicos específicos, os quais permitem diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem. O método submete uma amostra bacteriana à violeta de genciana, fixando-a, em seguida, pelo lugol. Todas as bactérias absorvem e fixam o corante e adquirem uma coloração violácea. Segue-se então um processo de descoloração pelo etanol-acetona. O solvente descolore as membranas externas de algumas bactérias (as Gram-negativas), e não descolore outras (as Gram-positivas). A retenção ou não do corante é dependente das propriedades físicas e químicas das paredes celulares bacterianas tais como espessura, densidade, porosidade e integridade e isso determina a sensibilidade delas às medicações. As bactérias Gram-positivas têm paredes simples e as Gram-negativas têm estrutura mais complexa.
Quais são as vantagens de estabelecer a diferença entre bactérias