Introdu o portinari
As artes visuais são uma classe de formas de arte, incluindo pintura, escultura, fotografia , gravuras e outros , que incidem sobre a criação de obras que são principalmente visual na natureza. O artista busca representar o mundo real ou o seu imaginário, assim, o campo de atuação nas artes visuais é amplo.
Uma arte visual está relacionada com a beleza, estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos. Artes visuais que produzem objetos tridimensionais, como escultura e arquitetura, são tratados em artes plásticas .
Neste trabalho irei falar um pouco sobre Cândido Portinari, um importante artista plástico brasileiro.
Desenvolvimento
Cândido Portinari , nasceu no dia 29 de dezembro de 1903 , numa fazenda de café em Brodowski, interior do Estado de São Paulo. Seus pais, Giovan Battista Portinari e Domenica Torquato , eram imigrantes italianos de origem humilde e tiveram doze filhos, o segundo foi Cândido Portinari, com vocação artista florescendo logo na infância, ele desenhava em tudo que era possível papel de cigarros, na areia...Aos 9 anos ele começa a pintar. Portinari teve uma educação incompleta, pois não completou sequer o ensino primário. Aos 14 anos de idade, uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas, passa pela região onde ele morava (Brodowski) , e recruta Portinari como ajudante.
Aos 15 anos, ele viaja para o Rio de Janeiro, em busca de um aprendizado mais sistemático em pintura, matriculando-se na Escola de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA, Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participava de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Começa então a despertar no artista um interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo. Em 1922, ele recebe seu primeiro prêmio : a medalha