INTRODU O Entregar
Conforme a expectativa de vida se eleva, as doenças típicas da terceira idade vão se tornando cada vez mais freqüentes. A fratura do colo do fêmur (fratura do quadril) é um dos muitos exemplos.
A fraqueza natural dos ossos pelo envelhecimento, a perda de força muscular, a maior dificuldade para se manter equilibrado, a perda da acuidade visual e o freqüente uso de medicamentos que causam redução da pressão arterial ou que agem no sistema nervoso central favorecem a queda e a conseqüente fratura do quadril nas pessoas mais idosas.
O QUE É O QUADRIL E O COLO DO FÊMUR?
O fêmur é o maior, mais volumoso e mais forte osso do nosso corpo. Ele fica localizado na região da coxa, ligando-se ao joelho na extremidade inferior e à pelve na extremidade superior. Nesta extremidade superior, o fêmur apresenta uma projeção óssea, dividida em três partes: cabeça do fêmur, pescoço do fêmur (também chamada colo do fêmur) e trocante maior.
A cabeça do fêmur tem um formato de esfera e se encaixa perfeitamente no osso da pelve, em um local chamado acetábulo. Esta região, composta pela parte lateral do osso da pelve e pela extremidade superior do fêmur, é chamada de quadril ou anca. A junção da cabeça do fêmur com o acetábulo é chamada de articulação do quadril.
Quais as principais causas de fratura no quadril em idosos?
Os principais fatores associados à fratura no quadril do idoso são a osteoporose, a diminuição da capacidade visual, a redução da musculatura, a diminuição da capacidade de absorção do impacto, os reflexos de defesa diminuídos, dentre outros fatores.
FRATURA DO COLO DO FÊMUR
Apesar de ser um osso bastante forte, a região do colo do fêmur é bastante susceptível a fraturas, principalmente em mulheres idosas com osteoporose. Traumatismos da região do quadril provocados por queda é a principal causa de fratura do colo do fêmur.
Ao contrário das fraturas de outros ossos, que ocorrem por traumas nas pessoas mais jovens, a fratura do quadril é um quadro bem