Intoxicação e envenenamento
A idéia básica é mostrar que alguns tóxicos e venenos são tão perigosos que podem levar a óbito antes da vitima ser atendida em um hospital, portanto a necessidade de saber técnicas corretas para um atendimento seguro e rápido fora do hospital.
Mostra também a importância do atendimento médico e do tratamento após o mesmo.
Lembrando sempre que o melhor tratamento é a prevenção.
Intoxicação ou envenenamento é a lesão provocada pelo contato com substâncias tóxicas, ou seja, nocivas à saúde. Este contato com as substâncias tóxicas pode se dar de várias formas distintas, veja:
Nosso organismo produz substâncias tóxicas que, via de regra, são "purificadas" pelo fígado e eliminadas pelos rins. Quando estas substâncias são produzidas em excesso ou quando temos doenças da depuração ou eliminação, podemos ter uma intoxicação endógena.
É quando a substância nociva "vem de fora". Aí, o contato pode ser por ingestão (o vitima "bebe" o tóxico), por inalação ( a vitima "cheira" o tóxico) ou por contato direto sobre várias partes do corpo.
Aqui trataremos das intoxicações exógenas, que são um sério problema de saúde, constituindo uma das principais causas de atendimento em emergência.
São infecções tóxicas provocadas por microorganismos nocivos ao ser humano ou naturalmente tóxicos.
As infecções mais comuns são causadas pela ingestão de estafilococos, estreptococos ou salmonelas, micróbios presentes nos alimentos (na maioria das vezes animais) mal-cozidos ou requentados insuficientemente. É difícil detectar só pela aparência se o alimento está infectado, pois sua aparência é absolutamente normal.
Sintomas
Os sintomas dos estafilococos demoram apenas uma hora para aparecerem enquanto as salmonelas só aparecem no dia seguinte. Sua ação é essencialmente digestiva