Intervenção e conhecimentos ed. física
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE: INTERVENÇÃO E CONHECIMENTO
1
*
Valter Bracht
RESUMO. Neste estudo, discutimos as relações entre os processos de conhecer e intervir, procurando enfocar as características do conhecimento científico, apontando suas possibilidades e limitações no seu papel de orientador/condutor da prática pedagógica em educação física.
Palavras-chave: educação física, esporte, ciência, prática pedagógica.
PHYSICAL EDUCATION AND SPORT: INTERVENTION AND KNOWLEDGE
ABSTRACT. In this study we discussed the relationships between the process of knowing and intervening, trying to focus the characteristics of the scientific knowledge pointing out its possibilities and limitations in its leading role of the pedagogical practice in Physical Education.
Key words: physical education, sport, science, pedagogical practice. 23
Claramente, o tema nos remete à relação entre conhecer e intervir ou intervir e conhecer, tanto no sentido geral quanto em relação ao nosso campo específico. A questão é multifacetada, o que exige de alguém que se proponha (ou é incumbido) de abordá-la que faça algum tipo de delimitação ou recorte.
Para este momento, pareceu-nos mais interessante explicitar as diferentes facetas do problema ao invés de eleger uma e buscar aprofundá-la ou discuti-la mais exaustivamente.
A opção que fizemos foi, então, muito mais a de problematizar o tema sob várias óticas, mostrar suas inter-relações, suas possibilidades e impossibilidades, e menos a de dar respostas aos problemas que o tema suscita: mais uma agenda e menos um conjunto de receitas ou respostas.
Inicialmente, é interessante observar que o termo intervenção nos remete à idéia de interferência; interferência no sentido de alterar o curso, mudar o curso, o movimento natural das coisas (da natureza). Interferência que é tão mais eficiente ou seja, produz os efeitos desejados quanto mais conhecermos