Interven O Pedagogica A Partir Da Terapia Assistida Por Animais
Centro de Educação a Distância
Rogério Marques Silva - RA. 951539331
Juliana Rodrigues Cunha - RA. 8745986741
Tales Roberto Campos - RA. 8529115690
Tathiana Araújo Gonçalves - RA. 8946175362
Sabrina Xavier batista - RA. 8529963370
Samuel batista - RA. 8557926766
RELATÓRIO DE DESAFIO PROFISSIONAL
1º E 2º SEMESTRE DE PEDAGOGIA
“Há uma grande semelhança entre as relações das crianças e dos homens primitivos com os animais. As crianças não demonstram sinais de arrogância que faz com que os homens civilizados adultos tracem uma linha rígida entre a sua própria natureza e a de todos os outros animais. A criança não tem escrúpulos em permitir que os animais se classifiquem como seus plenos iguais.”
Sigmund Freud.
INTRODUÇÃO
O convívio de animais domésticos, em específico o cão, e o homem contribuem positivamente para o bem-estar e para a autoestima do ser humano. A relação homem-animal traz inúmeros benefícios e uma visível melhora na qualidade de vida. Vários estudos apontam que o contato com animais aumenta a produção de endorfina no organismo, ajudando a diminuir os efeitos da depressão; diminui a percepção da dor e a ansiedade; e aumenta as células de defesa.
Atividade, Educação e Terapia Assistidas por Animais (A/E/TAA) ou Zooterapia são as denominações para diferentes tipos de atividades ou assistências humanas onde osanimais são utilizados como catalisadores, estimuladores e inspiradores para os mais diferentes tipos de atividades, podendo ser até mesmo considerados co-terapeutas e co-educadores. Através destes programas, os animais podem atuar como facilitadores da inclusão social, do processo ensino-aprendizagem, e ainda como sociabilizadores e estimuladores de atividades sociais, físicas e terapêuticas.
BREVE HISTÓRICO
Teve origem em 1792, na Inglaterra, em uma instituição mental onde os pacientes tinham permissão para cuidar de animais da fazenda como reforço positivo. Em 1942, nos Estados Unidos,